Skip to content

Softshop > NFe: COMO EMITIR UMA NFE COMPLEMENTAR?

Software: SOFTSHOP | Grupo: NFE | Prioridade: ALTA

Solução

Causa:

A Nota Fiscal Complementar é emitida para acrescentar dados e valores antes não informados no documento fiscal original, observando as definições da legislação, tais como:

1 - Na exportação, se o valor resultante do contrato de câmbio acarretar acréscimo ao valor da operação constante na Nota Fiscal;

2 - Na regularização em virtude de diferença no preço, em operação ou prestação, ou na quantidade de mercadoria;

3 - Para lançamento do imposto, não efetuado em época própria, em virtude de erro de cálculo ou de classificação fiscal.

Desse modo, o contribuinte deverá emitir nota fiscal eletrônica complementar quando o documento fiscal original consignar quantidade de mercadoria e/ou valor inferior ao da efetiva operação. Assim,essa NF-e corresponderá a diferença de quantidade ou de valor, fazendo constar na mesma o motivo de sua emissão e a referência da nota fiscal original, devendo o emitente escriturá-la no livro Registro de Saída no período em que for emitida. Neste documento constará a mesma informação sobre o tipo de tributação ocorrida na operação original, ou seja, tributação normal, diferimento e outros.

Solução:
1 - Vamos supor que a Nota de origem foi faturado um produto com quantidade 1, posteriormente foi visto que a quantidade teria que ser 2.

Para emitir uma nota fiscal complementar no Softshop recomendados clonar a nota de origem através da função:

caso o sistema não tenha essa função acesse esse video. -Clique aqui.

2 - Com a nota clonada ou feita de forma avulsa vá ate a aba NFe (1), preencha campo Finalidade com COMPLEMENTAR (2), preencha a origem como Cliente (3) e referencie a nota de origem (4).

3 - Como queremos complementar a quantidade todos os outros campo e valores vão ficar zerados, veja imagem (5).

Sefaz: O contribuinte preencherá o dado não informado na nota fiscal original e, para os demais, o complemento ou o dígito “0” (zero) nos campos numéricos e obrigatórios para os quais não constar orientação específica.

Veja a diferença para a nota fiscal de origem (6).

Como quero complementar a quantidade mexo apenas no campo quantidade. Tenha em mente que a nota resultante tem que ser a nota de origem mais a nota complementar , como a operação já fala estamos complementando uma informação que não está na nota de origem.

4 - Valide a nota fiscal e exporte para o emissor NFe.


Tags: complementar, nfe, nota complementar

Documentação de Testes