Softshop > Compras: O que é a nota fiscal de importação?
Software: SOFTSHOP | Grupo: NFE
Solução
Esse documento permite a entrada da mercadoria nacionalizada no estoque da empresa. Ele formaliza a importação e, portanto, deve ser emitida pelo importador. A nota de importação tem a função de "nacionalizar as mercadorias", por isso deve ser emitida em português.
Além disso, mesmo que a compra tenha ocorrido em outra moeda, como dólares ou euro, os valores devem ser convertidos com a cotação da data de desembaraço, que consta na Declaração de Importação, e são especificados em real.
A emissão desse arquivo deve ser feita de acordo com os dados da Declaração de Importação (DI) e da Invoice (ou fatura comercial), que é o documento enviado pela empresa que realizou a exportação.
Com a Invoice e com a taxa da moeda em mãos, é possível calcular os valores do impostos incidentes nessa operação.
A nota fiscal de importação é uma obrigação da legislação brasileira, afinal o fisco precisa saber quais itens estão entrando no território nacional e quanto de imposto precisa ser recolhido.
Ou seja, se você é um empresário e comprou uma matéria-prima importada, essa só poderá ser retirada do porto e lançada no seu estoque depois que a Nota Fiscal de Entrada de Importação estiver emitida.
Tags: nota, fiscal, importação, nfe, icms, imposto, ipi, pis, cofins